23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioMeio AmbienteMaricá+Verde distribui 100 mudas na Barra de Maricá

    Maricá+Verde distribui 100 mudas na Barra de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    Foto: Anselmo Mourão

     

    Transformar as paisagens do município através da preservação ambiental. Essa é a missão do projeto Maricá+Verde, iniciativa muito bem sucedida da Secretaria de Cidade Sustentável que distribuiu, em mais uma edição nesta quinta-feira (10/06), 100 mudas nativas da Mata Atlântica na Praça Ana Ferreira (Praça da Divinéia), na Barra de Maricá.

    Nesta ação, estiveram disponíveis para serem adotadas pela população da localidade as espécies: areka, aroeira, algodão-da-praia, ipê-rosa, ipê-amarelo, pata-de-vaca, além das frutíferas ameixa e goiaba vermelha.

    Uma das moradoras da Barra de Maricá que adotou sua muda na ação foi Cláudia Alves, costureira, de 59 anos. Ela havia recebido uma muda de ipê-amarelo em uma visita do Maricá+Verde ao Espraiado antes da pandemia e, agora, adotou ipê-rosa, aroeira e pata-de-vaca para levar ainda mais verde à sua residência, ajudando, com o plantio, na preservação do planeta, aspecto ressaltado pela costureira.

    “Eu sou fã do trabalho do Maricá+Verde, acompanho sempre pelas redes sociais e a proposta de tornar a nossa vida mais agradável a partir do verde é incrível. As mudas que trouxe para casa hoje são, para mim, um presente, já que a preservação ambiental é um projeto de vida, e no meu espaço, já tenho diversas plantas, inclusive um ipê-amarelo adotado através do Maricá+Verde no Espraiado que começou a florescer neste ano, está muito lindo” , destacou, mostrando as flores.

    Já para Nireide Coutinho, de 66 anos, uma das responsáveis pelo cuidado da Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada ao lado da praça, a distribuição de mudas é extremamente importante para a comunidade, ajudando na educação ambiental e tornando o entorno da capela ainda mais belo.

    “Acho maravilhosa essa ideia da Prefeitura, que se une a outras iniciativas, como os plantios nas praças públicas da cidade, formas de dar mais vida a Maricá e incentivar, principalmente os mais jovens, a plantar e preservar a natureza. Já plantamos cinco mudas de ipês no canteiro da capela adotadas através do Maricá+Verde, ipês esses que já estão crescendo bem bonitos e, logo, estarão florescendo, mas devemos sempre cultivar cada vez mais, auxiliando na oxigenação e na sustentabilidade do planeta” , concluiu.

    Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, encerrada em Maricá no sábado (05), com diversas ações ambientais, o Maricá+Verde distribuiu, aproximadamente, duzentas e doze mudas nativas da Mata Atlântica, levando conscientização ambiental aos moradores dos quatro distritos da cidade.

    De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, as atividades do Maricá+Verde nos bairros de Maricá são essenciais para uma cidade com mais áreas ecológicas e consciência coletiva.

    “O Maricá+Verde, através da distribuição de mudas, contribui para o aumento das árvores, o que torna o ambiente urbano muito mais agradável, influenciando positivamente na temperatura, economia de energia e reduzindo a poluição do ar. Dessa forma, trazemos ainda mais sustentabilidade à nossa cidade” , afirmou.

    O Maricá+Verde segue visitando os bairros nas próximas semanas, sempre às quintas-feiras, com entrega de mudas no Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu (17/06); Praça de Bambuí (24/06); Praça de Itapeba (01/07); Praça de Guaratiba (08/07); Araçatiba (próximo à Prefeitura – 15/07); Praça do Barroco (Itaipuaçu – 22/07); além de Cordeirinho (Rua Noventa – 29/07).

    Fonte: PMM

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui