23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioMeio AmbientePrefeitura lança programa Maricá+Verdinho

    Prefeitura lança programa Maricá+Verdinho

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    Foto: Evelen Gouvêa

     

    Em celebração pelo “Dia de Proteção das Florestas”, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, lançou neste sábado (17/07) o programa  Maricá+Verdinho, que tem por objetivo promover a educação e a consciência ambiental junto às crianças do município.

    A inciativa, realizada na área de reflorestamento da bacia do Rio Ubatiba, localizada na fazenda Toulon, no Silvado, contou com a participação de oito crianças em várias atividades, entre elas, o plantio de 10 espécies de mudas nativas da Mata Atlântica e o arremesso de bombas de sementes de barro. As bombas foram lançadas na vegetação próxima ao rio e, com a umidade, germinarão às margens do fluxo d’água.

    “Sempre tivemos uma adesão grande de crianças no projeto Maricá+Verde e, por isso, decidimos promover um programa direcionado aos pequenos”, contou Andressa Bittencourt, coordenadora da Secretaria de Cidade Sustentável. “A ideia é que esse programa conte ainda com uma parceria da pasta de Educação, pois queremos que os nossos alunos da rede municipal estejam inseridos no Maricá+Verdinho e que aprendam desde pequenos a cuidar das nossas árvores, dos nossos rios e do nosso meio ambiente”, explicou Andressa.

    Entre as mudas plantadas estavam Jenipapo, Quaresmeira, Jacarandá, Pau ferro e outras.

    Lucas Antunes, de 10 anos, disse que curtiu muito as atividades. “Gostei de tudo. Fiz trilha, peguei sapinho no rio, plantei minha muda e ajudei meu amigo a plantar também. Já quero vir de novo”, pediu Lucas.

    Já Maria Eduarda, de 8 anos, contou que aprendeu muito sobre a importância de não desmatar as florestas. “Precisamos preservar as florestas porque sem elas nada existe. Estou muito feliz de estar aqui. Quando plantamos árvores estamos ajudando as pessoas, os animais e salvando nosso planeta” disse Maria Eduarda.

    Na avaliação de Stella de Lima Almeida, educadora ambiental da pasta, é muito importante estimular esse sentimento de preservação, conscientização e pertencimento aos pequenos.

    “Eles não são o futuro, eles são o presente e, desenvolver programas como o Maricá+Verdinho é muito necessário. Esse contato com a natureza vai torná-los adultos muito mais conscientes e responsáveis com os rios, com as árvores, com os animais e com todo o planeta”, avaliou.

    Fonte: PMM

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui