23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioGazeta BrasilBio-Manguinhos tem novo laboratório para controle de vacinas

    Bio-Manguinhos tem novo laboratório para controle de vacinas

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...
    (foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)
    © Bio-Manguinhos/Fiocruz

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou hoje (23) um novo laboratório que vai auxiliar o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) no controle de qualidade das vacinas e outros produtos de seu portfólio. A construção da nova estrutura durou sete meses e busca suprir o aumento da demanda gerado pela produção da vacina contra a covid-19.

    Localizado no Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), o Laboratório Físico-químico (Lafiq) representa a chegada à “última fase do planejamento de internalização da produção da vacina covid-19 em parceria com a AstraZeneca”, segundo o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Mauricio Zuma.

    “Foi um trabalho muito árduo, com muitas etapas cumpridas, e agora nós finalizamos aumentando a nossa capacidade de controle de qualidade”, disse o executivo em texto publicado pela Agência Fiocruz de Notícias.

    Bio-Manguinhos trabalha na incorporação da tecnologia da vacina contra covid-19 desde que assinou o contrato com a farmacêutica europeia, em 2020. O instituto primeiro começou a produzir a vacina a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, e agora se prepara para fornecer ao Programa Nacional de Imunizações vacinas com IFA fabricado em suas instalações.

    O instituto já concluiu a produção de cinco lotes de IFA nacional, dos quais quatro foram liberados internamente e se encontram em estudos de comparabilidade no exterior. Outros três lotes se encontram em processamento.

    A Fiocruz explicou que o controle de qualidade para a liberação de um lote de vacina contra covid-19 com IFA importado requer 151 análises físico-químicas, número que sobe para 233 quando a produção do IFA passa a ser nacionalizada. A fundação comemora o novo laboratório “que vem dar sustentabilidade à etapa de controle de qualidade, considerando todo o portfólio de vacinas produzidas pelo instituto”.

    Antes da pandemia, Bio-Manguinhos produzia anualmente 120 milhões de vacinas de diferentes tipos para disponibilização gratuita no Sistema Único de Saúde. Em 2021, essas vacinas continuaram a ser produzidas, e a fundação fabricou ainda 135 milhões de doses da vacina contra a covid-19.

    Tal aumento na produção de vacinas fez com que o número de análises físico-químicas nas doses prontas saltasse de 2,6 mil, em 2020, para 5 mil, nos primeiros 10 meses de 2021.

    Somente a infraestrutura do novo laboratório, sem contar a aquisição de novos equipamentos, custou R$ 19 milhões. Esse valor foi pago com a ajuda de doações de empresas privadas, que possibilitaram ainda a realização de adequações da planta industrial onde o IFA nacional está em produção.

    Segundo a Fiocruz, até o momento, o total de recursos captados é de R$ 505,6 milhões, o que viabilizou ações como a construção de duas centrais analíticas, a adaptação da fábrica de vacinas, a aquisição de usinas de oxigênio para a Região Amazônica, o apoio à construção do Centro Hospitalar Covid-19, a doação de milhares de equipamentos de proteção individual e equipamentos para rede hospitalar do SUS e a distribuição de 80 mil cestas básicas.

    Fonte: Agência Brasil.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui