27.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioCultura e LazerHistória de Maricá: o início da pesca no solo maricaense

    História de Maricá: o início da pesca no solo maricaense

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...

    Os Tupinambás no ano de 1570 foram derrotados, sendo assim suas terras foram doadas aos fundadores do Rio de Janeiro.

    Na época a coroa portuguesa completamente falida, preferiu recorrer da ajuda a particulares para povoar e defender o litoral brasileiro, adotando o sistema de sesmaria. A partir desse momento surge oficialmente os registros sobre a ocupação em Maricá, as terras são concebidas entre 1574 e 1830. A primeira no solo maricaense foi justamente no ano de 1574 para Antônio de Marins.

    Maricá ficava no caminho entre Rio de Janeiro e Cabo Frio, o que significa que antes mesmo de 1574 outros moradores portugueses viviam em pequenos pontos do município maricaense.

    Já em 1578 existe um registro bem importante para os maricaenses, pois nesse ano que o padre jesuíta José de Anchieta passou pela Lagoa de Maricá, onde realizou uma pesca “milagrosa”. Esse local onde o padre passou era o caminho para o aldeamento de São Barnabé, as populações deste aldeamento costumava pescar na Lagoa de Maricá.

    Ao longo dos séculos o número de habitantes da região Maricá foi aumentando graças a chegada de escravos negros e das famílias portuguesas.

    Rapidamente a pesca tornou-se ponto fundamental para a economia de Maricá.

    Vale lembrar que a maioria dos pescadores do litoral maricaense na época que está sendo abordada nesta matéria não eram proprietários das terras onde viviam, eles eram posseiros ou arrendatários. Os núcleos mais importantes de pescadores eram de Ponta Negra, Zacarias e Guaratiba.

    Agradecimentos e algumas informações obtidas através do livro Compêndios da História de Maricá da historiadora Alexandra Lambraki.

    Obs: nesta matéria não foram ditos assuntos como o ESCOAMENTO DO PESCADO, OS TIPOS DE PESCARIAS NA REGIÃO e INSTRUMENTOS DE PESCA UTILIZADOS, sendo assim futuras matérias citarão esses pontos. 

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    2 COMENTÁRIOS

    1. Essas matérias são muito importantes para nós que realmente nos interessamos por saber um pouco mais sobre o lugar que escolhemos como moradia. Parabéns

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui