26.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá abre locais de serviços de internet e cursos de informática gratuitos

    Maricá abre locais de serviços de internet e cursos de informática gratuitos

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), abre no Flamengo e em Inoã espaços com acesso gratuito à internet e oferta de cursos de informática, que integram o Programa Espaço Nave – Ambiente Digital. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ao todo, serão cinco núcleos digitais, distribuídos por distritos, que também serão instalados em Itaipuaçu, Ponta Negra e outro bairro a definir.

    O objetivo do projeto é a democratização do acesso à internet, bem como ampliar as possibilidades de empregabilidade da população. Cada unidade tem duas salas, sendo uma com dez computadores e outra com recursos multimídia para oficinas iniciais de Word, Excel e Internet, com três aulas por dia (duas horas de duração cada aula).

    Os usuários podem utilizar os computadores por até duas horas para navegar na internet, fazer pesquisas e trabalhos escolares, impressão de documentos e outros serviços disponíveis na internet, mediante agendamento. O acesso aos sites de jogos e de conteúdos impróprios é bloqueado.

    Espaço Nave Ambiente Digital não é lan house

    O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) de Maricá com investimento da Prefeitura de Maricá de R$ 2,2 milhões para construção dos espaços e instalação dos equipamentos. O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, explica que não se trata de uma lan house.

    “É um local para fazer trabalhos de escola, imprimir currículo, acessar a internet, mas sem jogos. Inicialmente, são oferecidas oficinas básicas de informática, mas vamos incluir outras a partir das demandas dos usuários”, afirmou.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui