23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioCovid-19Maricá inicia quarto ciclo da Pesquisa Sentinela Covid-19

    Maricá inicia quarto ciclo da Pesquisa Sentinela Covid-19

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    A Prefeitura de Maricá iniciou nesta terça-feira (16/08) as visitas domiciliares do quarto ciclo da Pesquisa Sentinela Covid-19, realizada para verificar a incidência do novo coronavírus na população. Nos próximos dias, as equipes farão visitas a 385 moradores sorteados para a realização de exames PCR (swab nasofaríngeo) e sorológico (coleta de sangue). Os bairros definidos foram Boqueirão, Saco das Flores, Parque Nanci, Araçatiba, Bambuí, Caju, Zacarias e Itapeba. A pesquisa é coordenada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com as secretarias de Saúde e de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.

    Pela manhã, antes de iniciarem o estudo em campo, as equipes receberam o treinamento do coordenador do projeto e chefe de gabinete do ICTIM, o biólogo Carlos Senna, e da colaboradora e bióloga Hanna Almeida.

    “Ampliar a pesquisa nos permite aprimorar a identificação dos vírus da Covid-19 e das Influenza A e B na cidade, assim como suas sequelas. Ou seja, ao fim dos ciclos, teremos 1.540 moradores testados”, disse Senna.

    Moradores fazem testes de Covid

    O pedreiro Edvaldo dos Santos, de 69 anos, morador do Parque Nanci, fez seu quarto teste PCR. “Fiz três vezes durante a pandemia, mas nunca testei positivo. Já tomei três doses da vacina e vou tomar a quarta. Passei ileso pela Covid-19”, comemorou.

    Moradora do mesmo bairro, o motorista Carlos Freitas, de 55 anos, nunca tinha feito um exame PCR. “Durante a pandemia perdi o olfato e o paladar, mas não fiz exame. Fiquei em casa, bem quietinho e em alguns dias, melhorei. Já tinha tomado uma dose da vacina”, explicou.

    Outro exemplo é a idosa Zilma Lacerda, de 87 anos. Vacinada com as quatros doses, nunca pegou Covid-19. “Meu filho e minha nora tiveram, mas eu não peguei. Nunca tive sintomas. Fiz quarentena, utilizei máscara. Me cuidei direitinho. Fiquei muito feliz de ter a minha casa sorteada para a pesquisa”, afirmou.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui