26.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáVencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica participam de palestra no...

    Vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica participam de palestra no Banco Mumbuca

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, realizou nesta quinta-feira (17/11), no auditório do Banco Mumbuca, uma palestra com alunos de oito escolas da rede municipal de ensino que foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). No ano de 2022, alunos do município conquistaram 54 medalhas nas olimpíadas organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

    A apresentação contou com a participação da astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, do membro da comissão organizadora da OBA, Alexsandro Oliveira, e do vice-presidente da OBA, Eugênio Reis Neto. O secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Ribeiro, destacou a parceria com a Secretaria de Educação para o bom desempenho dos alunos na OBA e na MOBFOG deste ano.

    “Em primeiro lugar, estou feliz pela Secretaria de Educação ter dado importância para esse prêmio. Para nós da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações isso é importante porque a nossa função é de popularização da ciência. Quando as crianças começam a tomar gosto pelo desenvolvimento do processo e dos fatos científicos, então significa que nosso objetivo está sendo atingido”, afirmou.

    Prefeitura incentiva novos medalhistas

    Representando a Secretaria de Educação, Mariane Nery da Fonseca, acredita que a conclusão do planetário que está sendo construído no Campus de Educação Pública Transformadora de Itaipuaçu vai incentivar os estudantes da rede a se interessarem ainda mais pelas disciplinas que envolvem ciência. “A gente se empenha muito em promover e divulgar a OBA. Com a finalização das obras do nosso planetário em Itaipuaçu, acreditamos que isso vai despertar muito mais, nas crianças, o interesse pela astronomia e ciência”, destacou.

    Em uma transmissão online, o vice-presidente da OBA, Eugênio Reis Neto, trouxe alguns números expressivos de escolas e alunos participantes desde 2008. “Neste ano de 2022 tivemos um recorde de participações de escolas de todo o Brasil, com 12.400 unidades da rede pública e particular. É um número bastante expressivo, porém, o mais interessante é que cada professor não trabalha sozinho e acaba atraindo seus colegas para ajudarem a aplicar a prova. Então, temos quase 60 mil professores envolvidos. O número de participantes também foi expressivo, totalizando 1,2 milhão de alunos de todo o país”, detalhou.

    Professora de matemática da Escola Municipal Lúcio Thomé Feteira, em Cordeirinho, Kely Cristina Sá da Silva, ressaltou a importância da olimpíada na vida de seus alunos que conquistaram nove medalhas nesta edição. “Para nós, enquanto escola, é uma alegria muito grande estar colhendo esses frutos porque tivemos anos difíceis, afastados da escola por causa da pandemia, e essa é uma forma de estarmos voltando e incentivando os alunos a participarem. Cada conquista dos nossos alunos é uma conquista de nossa escola”, afirmou.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui