24.4 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioCultura e LazerAldeia Tekoa Ka’aguy Ovy Porã em Maricá fortalecida com a criação do...

    Aldeia Tekoa Ka’aguy Ovy Porã em Maricá fortalecida com a criação do Ministério dos Povos Indígenas

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...

    Os índios da Aldeia Indígena Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’aguy Ovy Porã), em São José do Imbassaí, que ocupa uma área de 93 hectares na Restinga de Maricá, estão sendo ameaçados de serem retirados da localidade novamente, assim como aconteceu em Niterói. O Tupã Darcy que lançou sua pré-candidatura a diretor geral do Museu do Índio no Rio de Janeiro, está otimista e vê com bons olhos a criação do Ministério dos Povos Indígenas.

    “Estamos fortalecidos com a criação do Ministério que é comandado pela índia Sônia Guajajara, eleita deputada federal em 2022. O presidente Lula (PT) cumpriu a promessa de campanha e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) também será comandada por um índio. Estamos fortes e otimistas com essa representatividade no governo federal”, disse Tupã com exclusividade aos jornalistas Paulo Celestino (Gazeta 24 Horas), e Gilson Barcellos (GBNEWS).

    Tupã Darci, pré-candidato a diretor do Museu do Índio no Rio de Janeiro

    O desabafo de Tupã é porque a aldeia está mais uma vez sendo ameaçada de expulsão da área. Há 10 anos, os índios guaranis iam ser expulsos por pressão do setor imobiliário no bairro Camboinhas, em Niterói, quando receberam a visita do então prefeito de Maricá, Washington Quaquá, atualmente deputado federal e vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

    Na época, Quaquá colocou à disposição uma área para ser escolhida em Maricá: Caxito, Espraiado e Restinga, essa última preferida pelos guaranis.

    Agora, um grupo espanhol se diz proprietário da área ocupada na Restinga de Maricá, quer a saída dos índios para construir um resort de alto luxo.

    “Conversamos com eles (os espanhóis) por diversas vezes para chegarmos a um acordo. Agora eles querem tirar a gente daqui na marra. Não vamos sair e o caso está na justiça. Quaquá disse, recentemente, que não seremos expulsos e nos próximos dias teremos uma audiência com o prefeito Fabiano Horta, também do Partido dos Trabalhadores”, afirmou o Tupã Darci que é pré-candidato a diretor do Museu do Índio, localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio.

     

     

    spot_imgspot_img
    Elaine Ribeiro
    Elaine Ribeirohttps://gazeta24horasrio.com.br/
    Web designer certificada pelo Instituto Infnet e idealizadora do site www.revistaconceitorj.com.br. Repórter cinematográfica, produtora da SICOM Filmes e Produções.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui