23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioGazeta BrasilICTIM inicia cursos de robótica, astronomia e astronáutica no Centro

    ICTIM inicia cursos de robótica, astronomia e astronáutica no Centro

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    A Prefeitura de Maricá iniciou nesta segunda-feira (16/01) os cursos gratuitos nas áreas de robótica, astronomia e astronáutica, uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e a Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade. Ao todo, são nove cursos divididos em três turnos (manhã, tarde e noite): informática básica, educação financeira, gestão de pessoas, gestão de projetos, noções de marketing, robótica e automação, astronomia e astronáutica básicas, preparatório em informática, montagem e manutenção de computadores.

    Na sede da incubadora, no Centro, os alunos sorteados para 1009 vagas do primeiro ciclo – das 3.753 inscrições realizadas na primeira semana de janeiro – receberam as primeiras orientações sobre astronomia, robótica, montagem e manutenção de computadores e empreendedorismo. No terraço do espaço, o professor de astronomia explicava aos alunos sobre o sistema solar e satélites em imagens projetadas da internet. Em seguida, disponibilizou uma luneta para visualização do sistema solar. “Sempre gostei de planetas e quando soube do curso corri para me inscrever. Quero conhecer mais sobre tudo que envolve a astronomia”, disse a jovem Eduarda Vidal, de 19 anos, que mora em São José do Imbassaí.

    Ao lado da portaria, uma rampa de acesso para pessoas com deficiência leva para a sala de montagem e manutenção de computadores. No local, chama a atenção as máquinas grandes utilizadas em gráficas e onde os alunos irão aprender a manuseá-las e como fazer a manutenção dos equipamentos. Morador da Mumbuca, Lucas Balbino Ferreira, de 20 anos, é cadeirante, disse que não teve dificuldade em utilizar o espaço e falou sobre a expectativa para o curso. “Sempre fui ligado em tecnologia, computadores, videogames e fiquei muito animado em aprender a utilizar essas impressoras grandes”, afirmou Lucas.

    Na sala ao lado, um grupo de alunos recebeu as primeiras orientações sobre robótica. Ângela Guimarães, de 60 anos, mora no Caxito e resolveu entender como funciona a robótica para criar um projeto que ajude no desenvolvimento de uma sobrinha que é cadeirante. “Quero criar um projeto para ajudá-la a ficar em pé e mexer as mãos. Acredito que isso será possível com a robótica”, disse Angela. Outro aluno do mesmo curso, Kléber Fontes de Oliveira Júnior, de 25 anos, falou sobre a expectativa nas aulas de robótica. “Essas máquinas de impressão 3D serão algo mais frequente e acho que é um mercado muito interessante e para isso é fundamental essa qualificação”, destacou Kléber.

    O espaço também possui salas com computadores para o curso básico de informática e uma sala de empreendedorismo onde acontecem os cursos de gestão de pessoas, gestão de projetos, noções de marketing e educação financeira. A sede da incubadora social fica na Rua Pedro Afonso Ferreira, n° 17, em frente ao Instituto Darcy Ribeiro, no Centro.

    Qualificação tecnológica e profissional

    A coordenadora pedagógica do Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), Aline Leal, ressaltou que o objetivo é criar um senso de empoderamento das comunidades que recebem os cursos de qualificação tecnológica e profissional oferecidos de forma gratuita e com certificação, com turmas variadas a partir dos 12 anos de idade. “Queremos aprimorar o raciocínio lógico e trazer a consciência ambiental e tecnológica para o cotidiano, lançando para os cidadãos desafios relacionados às questões ambientais”, acrescentou.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui