23.5 C
Maricá
terça-feira, abril 22, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioHospital da Mulher realiza exames de câncer de colo de útero

    Hospital da Mulher realiza exames de câncer de colo de útero

    Data:

    Últimas Notícias

    Documentário vai revelar a trajetória do compositor Fernando Pellon

    Um documentário vai revelar a trajetória do compositor Fernando...

    Homem é preso após agredir ex e colocar fogo na casa em Nilópolis

    Um homem foi preso nesta segunda-feira (21) por agentes...

    Chuva não atrapalha terceiro dia da Páscoa Encantada em Maricá

    Nem mesmo o tempo fechado impediu que o terceiro...

    Família busca jovem desaparecida em Inoã, distrito de Maricá

    Familiares estão em busca de informações que ajudem a...
    Coleta do exame preventivo de câncer colo de útero foi intensificada nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10) Felipe Vieira/CCS PMBM

    Para lembrar o Dia Internacional da Mulher – celebrado em 08 de março – a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Hospital da Mulher, intensificou na noite desta quinta-feira (9) e na tarde desta sexta-feira (10), a coleta do exame preventivo de câncer colo de útero no município. A ação visa detectar precocemente a doença e possibilitar o acesso ao tratamento e os cuidados necessários.

    A diretora da unidade hospitalar, Priscila Miguel dos Santos Dotta, destacou que a intenção é alcançar o maior número de mulheres possíveis face à importância do exame Papanicolau. “O procedimento possibilita rastrear e identificar o câncer, seja no estágio inicial ou não, em pessoas que apresentam sinais e sintomas suspeitos da doença”, detalhou.

    O câncer de colo uterino decorre da proliferação desordenada das células que revestem o órgão. Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) dão conta que 98% dos tumores de colo de útero estão relacionados ao HPV (Papiloma Vírus Humano).

    O vírus afeta a mucosa do colo de útero e seu material genético se incorpora a esta célula, que forma divisões desordenadas, favorecendo o surgimento da lesão tumoral. O processo de infecção até a formação do câncer não ocorre de imediato, por isto, o exame preventivo é tão importante, já que permite perceber as alterações nas células em lesões que ainda estão na fase pré-maligna.

    Priscila Miguel alerta ainda para a importância da vacinação contra o HPV. “Como a transmissão acontece durante as relações sexuais, a vacinação é essencial. O imunizante é oferecido pela Secretaria de Saúde para adolescentes de 11 a 14 anos de idade”.

    EXAME – A colpocitologia oncológica, conhecido popularmente como Papanicolau, é um exame de citologia simples, rápido e geralmente indolor. Deve ser realizado anualmente. É um exame de coleta simples, realizado na rede municipal de saúde de Barra Mansa, por meio das unidades de saúde dos bairros, de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas.

    SINTOMAS – Os principais sintomas da doença são: sangramento vaginal prolongado, ocorrendo fora do período menstrual; dor durante a relação sexual e corrimento vaginal que pode vir ou não acompanhado de sangue. As lesões iniciais do câncer de colo uterino são assintomáticas, por isso, é fundamental que exames periódicos de rastreamento sejam realizados.

    TRATAMENTO – Se a lesão for localizada e pequena, em geral, o tratamento é cirúrgico. Porém, os casos avançados podem envolver a retirada do útero, combinado com procedimentos de quimioterapia e radioterapia.

    Fonte: O Dia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui