23.3 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioEconomiaMaricá recebe 3ª edição do Congresso Nacional de Hidrogênio

    Maricá recebe 3ª edição do Congresso Nacional de Hidrogênio

    Data:

    Últimas Notícias

    Elba Ramalho encerra etapa inicial dos shows pelos 211 anos de Maricá

    A cantora Elba Ramalho foi a atração principal do...

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...
    Evento vai reunir autoridades, especialistas e representantes de empresas do setor brasileiras e internacionais nos dias 29, 30 e 31 de maio. Foto: Elsson Campos.

    A cidade de Maricá vai receber a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Hidrogênio, que acontece nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio, na orla da Barra de Maricá, reunindo representantes de mais de 30 entidades brasileiras e internacionais, entre órgãos públicos, empresas e associações de diferentes países, como França, Espanha e Reino Unido. Com o tema “Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio”, o evento é organizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio, em parceria com a Prefeitura de Maricá, reforçando o pioneirismo da cidade na adoção de políticas para o desenvolvimento de diversas cadeias de valor para o hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso.

    Parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Coppe /Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o protótipo do ônibus movido a hidrogênio estará em exibição no evento. O estudo da tecnologia faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. Hoje, a cidade dispõe de uma frota com 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem qualquer custo para a população.

    “Maricá é uma cidade que pensa e olha para o futuro, sendo pioneira na adoção de iniciativas para uso do hidrogênio em larga escala. É uma alegria enorme receber, aqui no município, empresas e especialistas comprometidos com a implementação dessa energia limpa tão importante para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso terá impacto positivo enorme na vida das pessoas, não só aqui da nossa cidade, mas do país inteiro”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

    Uma feira com produtos, tecnologia e equipamentos de ponta relacionados ao uso do hidrogênio acontecerá simultaneamente ao congresso com exposição em estandes de mais de 30 empresas, além de diversos órgãos e instituições públicas e privadas. A feira, que será aberta à população, é uma oportunidade para ampliação do conhecimento em torno dos diversos tipos de usos do hidrogênio, além de ser um espaço para reuniões e trocas de informações com especialistas e com o público.

    Maricá também terá um estande na feira para apresentar as ações que estão sendo realizadas pelo município para desenvolver a cadeia produtiva do hidrogênio, incluindo informações sobre os Vermelhinhos Sustentáveis e as legislações para fomento da energia limpa.

    Política Municipal de Hidrogênio

    Pensando na economia pós-royalties do petróleo, Maricá criou a Política Municipal do Uso do Hidrogênio com o objetivo de desenvolver tecnologias e produtos a partir do “combustível do futuro”. Para isso, vai oferecer incentivos fiscais a empresas e indústrias que se instalarem na cidade utilizando energia limpa.

    “Sediar o 3° Congresso Brasileiro de Hidrogênio reafirma o protagonismo que Maricá conquistou nesse seguimento. A cidade trabalha no desenvolvimento de ônibus não poluentes, movidos a hidrogênio; temos uma lei municipal de fomento ao uso do hidrogênio e um plano de descarbonização da frota a partir desses ônibus que a própria Prefeitura desenvolve a tecnologia junto com a UFRJ. O município se coloca disposto a construir um novo ciclo de desenvolvimento verde e sustentável para o pós-petróleo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha.

    A política foi instituída pela lei 3.110 de 10 de março de 2022, com uma série de objetivos, entre eles aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município, estimular o uso de em suas diversas aplicações, em especial, como fonte energética e para a produção de fertilizantes agrícolas, contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa para o enfrentamento das mudanças climáticas, entre outras.

    Hidrogênio, o combustível do futuro

    A programação do 3º Congresso Brasileira de Hidrogênio começa na segunda-feira (29/05) com o primeiro dia dedicado ao tema “Transição Energética”, com painéis que vão abordar as políticas de governo e o polo de hidrogênio de Maricá, além da abertura oficial com exposição das empresas presentes. Na terça-feira (30/05), as conferências vão tratar sobre a “Descarbonização com Hidrogênio”, com painéis sobre o setor elétrico, estratégias para redução de emissões, armazenamento e transporte de hidrogênio. No encerramento do congresso, na quarta-feira (31/05), especialistas se reúnem para debater a “Reindustrialização com Hidrogênio”, com discussões sobre a regulação e as políticas indutivas à adoção da energia do hidrogênio.

    “Os temas mostrarão o grande potencial brasileiro para a produção e utilização do hidrogênio e como isso impacta na transição energética, na descarbonização e na reindustrialização do nosso país. Teremos acesso a pesquisas científicas e resultados tecnológicos e empresariais nesse momento de abertura de um novo mercado no país para a energia do hidrogênio”, afirmou Paulo Emílio Valadão de Miranda, presidente da presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio e chefe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ.

    Entre os convidados, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral; o engenheiro Katsuhiko Hirose, conhecido mundialmente por desenvolver o primeiro veículo híbrido (Prius) para emissões e economia de combustível no mundo; o pesquisador Laurent Antoni, da Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA); a cientista Isabelle Moretti, que lidera uma equipe dedicada ao hidrogênio natural na Universidade de Pau, na França, e trabalha em estudos de caso em países como Brasil, Austrália, Namíbia e Islândia, entre outros cientistas, especialistas, pesquisadores e autoridades.

    Também participam empresas e associações internacionais, como a Parceria Internacional para Hidrogênio e Células de Combustível na Economia (França), Iberdrola (Espanha) e BP (Reino Unido), além das empresas Toyota, Hytron, Prumo e White Martins Entre órgãos públicos e universidades brasileiras, estarão representantes dos ministérios de Minas e Energia, Educação e Ciência e Tecnologia; governos do Ceará e de Pernambuco; universidades federais do Rio de Janeiro, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de São Paulo.

    Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis e sem emissão de carbono, como a eletrólise, pode ter diversos usos, que serão explicados e desenvolvidos durante o congresso. Entre eles, o uso em pilhas a combustível (móvel e/ou estacionária), na indústria química/petroquímica, siderúrgica, cimenteira, também pode ser adotado em veículos leves e pesados. Na agroindústria, pode ser utilizado na confecção de amônia, fertilizantes, produtos hidrogenados, entre outros.

    Serviço

    3° Congresso Brasileiro de Hidrogênio

    Dias: 29, 30 e 31 de maio

    Local: Avenida João Saldanha, s/nº, Barra de Maricá

    Inscrições pelo site do congresso: https://abh2.org/3-cbh2

    Programação

    Segunda-feira, 29 de maio

    Tema: “Transição Energética”

    8h às 9h – Credenciamento

    9h às 9h30 – Café de Boas-vindas

    9h30 às 10h – Cerimônia de Abertura

    10h às 10h30 – Políticas de Governo e Polo do Hidrogênio em Maricá

    10h30 às 11h – Plenária de abertura

    11h às 12h15 – Abertura oficial da Exposição Empresarial

    12h15 às 14h – Almoço

    14h às 14h30 – Plenária 1 – Energia do Hidrogênio

    14h30 às 16h – Sessão 1 – Fontes para produção de hidrogênio renovável e de baixo carbono

    16h às 16h45 – Café com pôsteres

    16h45 às 17h15 – Plenária 2 – Transição Energética

    17h15 às 18h15 – Sessão 2 – Polos de hidrogênio

    Terça-feira, 30 de maio

    Tema: “Descarbonização com Hidrogênio”

    8h às 9h – Credenciamento e café

    8h30 às 9h30 – Sessão B – Setor elétrico e o hidrogênio

    9h30 às 10h – Políticas de Governo

    10h às 10h30 – Plenária 3 – Hidrogênio: elemento chave para descarbonização da indústria

    10h30 às 11h – Café com pôsteres

    11h às 12h15 – Sessão 3 – Tecnologias para a produção de hidrogênio

    12h15 às 14h – Almoço

    14h às 14h30 – Plenária 4 – Combustíveis sintéticos com hidrogênio

    14h30 às 15h30 – Sessão 4 – Armazenamento e transporte do hidrogênio e de CO2

    15h30 às 16h – Plenária 5 – Análise de emissão de GEE na produção, condicionamento e transporte de hidrogênio

    16h às 16h45 – Sessão 5 – Estratégias para redução de emissões: criação de demanda

    16h45 às 17h45 – Café e pôsteres

    17h45 às 18h30 – Reunião do Conselho de Hidrogênio

    Quarta-feira, 31 de maio

    Tema: “Reindustrialização com Hidrogênio”

    8h às 9h – Credenciamento e café

    8h30 às 9h30 – Sessão C – Power to you: Mulheres no mercado de hidrogênio

    9h30 às 10h – Políticas de Governo

    10h às 10h30 – Café com pôsteres

    10h30 às 11h – Plenária 6 – Políticas indutivas à adoção da energia do hidrogênio

    11h às 12h15 – Sessão 6 – Programa Nacional do Hidrogênio

    12h15 às 14h – Almoço

    14h às 14h30 – Plenária 7 – Hidrogênio e Sociedade

    14h30 às 15h30 – Sessão 7 – Regulação e Certificação

    15h30 às 16h15 – Sessão 8 – Inovação e Hidrogênio

    16h15 às 17h45 – Plenária 8 – Hidrogênio Natural

    17h45 às 18h15 – Sessão de Encerramento e Carta ao Brasil

    Lançamento do 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio no  Espaço Diamond Eventos –  (15/05/2023)
    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.