28.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 4, 2025
More
    InícioEconomiaRetorno dos impostos sobre etanol e gasolina confirmado pelo governo para julho

    Retorno dos impostos sobre etanol e gasolina confirmado pelo governo para julho

    Data:

    Últimas Notícias

    Passageira segue em estado grave após salto de ônibus durante assalto

    Greice do Nascimento, de 38 anos, continua internada em...

    PM apreende submetralhadora e prende dois em São João de Meriti

    Duas ações da Polícia Militar, realizadas nesta quinta-feira (3)...

    PM prende chefe do tráfico em Rio Bonito com armas e drogas

    A Polícia Militar prendeu, na noite desta quinta-feira (3),...

    Fortes chuvas fecham escolas em várias regiões do RJ

    As chuvas intensas que atingem o estado do Rio...
    Preço dos combustíveis caiu artificialmente no ano passado. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    A partir de julho, será retomada a cobrança integral de tributos federais sobre a gasolina e o etanol. De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o governo não tem intenção de prorrogar a desoneração.

    Em fevereiro, através de Medida Provisória (MP), o governo federal prorrogou por quatro meses a desoneração parcial sobre os combustíveis, prevendo que ela terminasse em 30 de junho. “Findo o prazo da transição, passa a vigorar a alíquota integral de reoneração”, disse Ceron, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (30).

    Minimizando o impacto no bolso dos consumidores, o secretário disse que o efeito nas bombas de combustíveis será “marginal”.

    “A conjuntura permite que essa reoneração seja pouco perceptível por parte do consumidor, ela já era prevista e legítima, pois são combustíveis fósseis que precisam ter sua parcela de contribuição do ponto de vista arrecadatório. É uma contribuição importante. Retomar o efeito tende a ser marginal nas bombas”, declarou. A volta dos impostos sobre combustíveis pode gerar reforço de R$ 22,3 bilhões ao caixa do governo.

    Entenda

    No início do seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) renovou por dois meses a desoneração de impostos federais sobre combustíveis, medida adotada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    No final de fevereiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi pressionado a manter a desoneração por mais tempo. A decisão foi, então, um meio termo, e o etanol e a gasolina foram parcialmente reonerados por mais quatro meses, prazo que termina no fim de junho. Passado esse prazo, os impostos serão cobrados integralmente.

    Fonte: O Dia.

     

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui