26 C
Maricá
quarta-feira, maio 21, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSecretaria de Políticas Inclusivas promove encontro com mais de 30 participantes para...

    Secretaria de Políticas Inclusivas promove encontro com mais de 30 participantes para discutir estratégias de combate ao racismo

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá realiza Dia D de Saúde Bucal em escolas e atende mais de 460 crianças

    A Prefeitura de Maricá promoveu na última segunda-feira (20)...

    Maricá celebra 211 anos com desfile cívico no dia 26 de maio

    A Prefeitura de Maricá vai celebrar os 211 anos...

    Preso integrante de quadrilha que sequestrava motoristas de app em Maricá

    A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (20) um homem...
    Foto: Nariene Xavier.

    A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Políticas Inclusivas, realizou na terça-feira (30/05) um encontro com o tema “Racismo: como podemos nos defender?” que reuniu mais de 30 participantes na sede do órgão, localizada no Parque Eldorado. Essa iniciativa é promovida pelo Núcleo de Orientação Jurídica da Secretaria, como parte das atividades do projeto “Orientando para Incluir”.

    Presidente da Comissão de Igualdade Racial (CIR) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Barra da Tijuca (RJ), a advogada Suely Beatriz Ferreira compartilhou sua experiência sobre defesa contra o racismo, um crime que deve ser combatido de forma contínua por toda a sociedade.

    “Agradeço a oportunidade de poder discorrer sobre um tema que é tão frequente. Esses encontros são fundamentais para explanar diretamente como o racismo opera e todos os seus reflexos sociais. Sabemos que quem nasce negro sofre diariamente esse crime, pois racismo é crime!”, disse.

    Participando da roda de conversa, Luiz Henrique, que é conselheiro da OAB Niterói, comentou sobre as formas de racismo e sobre os casos. “Temos diferentes formas de racismo e, mesmo que invisível, ele se propaga. Temos que erradicar o racismo com o conhecimento sobre as leis e as denúncias sobre os crimes raciais, pois para quem sofre racismo não importa a classe social, posição ou fama. É o caso do jogador de futebol Vinícius Júnior, que desde que começou a se destacar no Real Madrid tem sido vítima de várias manifestações de racismo, por parte de torcedores adversários do clube espanhol ou mesmo de torcedores. Racismo é crime. Racismo fere a pessoa e prejudica na formação da pessoa”, destacou.

    O Núcleo de Orientação Jurídica (Nojur) atua com base na orientação e encaminhamento para os órgãos do judiciário e serviços correlatos. Os atendimentos são realizados por agentes de orientação jurídica por meio de agendamento prévio na sede da Secretaria.

    Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas

    A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social. Para isso, realiza uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.

    A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado, Maricá/RJ. Mais informações pelo telefone (21) 97116-9511 ou pelo e-mail [email protected]

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.