23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioMundo e CiênciaCidades terão apoio para acolher pessoas em situação de rua

    Cidades terão apoio para acolher pessoas em situação de rua

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    O governo federal implementou a Operação Inverno Acolhedor 2023 com o objetivo de atender pessoas em situação de rua nas capitais das regiões Sul e Sudeste durante o inverno. Recursos federais serão repassados aos municípios para apoiar a ampliação do sistema de acolhimento, bem como ações preventivas e de promoção dos direitos humanos. A medida foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 3.

    Os municípios terão a oportunidade de participar do programa por meio da regulamentação existente sobre transferências de recursos da União, estabelecendo convênios e contratos de repasse para a implementação de novos planos de trabalho na área de assistência social, tanto por parte do poder público municipal quanto de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

    Além do fortalecimento da rede de apoio, a regulamentação também enfatiza a importância de ações que orientem a população em situação de rua sobre cuidados com a saúde, funcionamento dos serviços disponíveis, acesso aos direitos humanos e orientação jurídica. Essas iniciativas serão estabelecidas por meio de parcerias com as Defensorias Públicas dos Estados e da União.

    A portaria também estabelece a criação da Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, como uma estrutura dentro do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, responsável por monitorar a execução dos planos de trabalho, coordenar e avaliar a Operação Inverno Acolhedor em todo o país.

    Os valores a serem repassados aos municípios serão divulgados e a prestação de contas será regulamentada pelos dispositivos legais que tratam das parcerias estabelecidas entre a União e órgãos públicos, entidades públicas ou entidades privadas sem fins lucrativos.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui