22.7 C
Maricá
segunda-feira, maio 5, 2025
More
    InícioEsporteEscolas municipais de Maricá recebem atividades especiais neste sábado (19/08)

    Escolas municipais de Maricá recebem atividades especiais neste sábado (19/08)

    Data:

    Últimas Notícias

    Homem é detido com arma de fogo durante patrulhamento do Proeis em Maricá

    Agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis)...

    Maricá realiza ação educativa sobre segurança viária com foco no Maio Amarelo

    A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, promoveu na...

    Maricá reforça ações de apoio a pessoas em situação de rua

    A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), ampliou...

    Maricá inicia a semana com tempo firme e sem previsão de chuva

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informou que...
    Foto: Elsson Campos

    A Prefeitura de Maricá iniciou na manhã deste sábado (19/08) o programa “Escola Viva”, levando diversas atividades culturais, recreativas e esportivas para as escolas municipais Marisa Letícia, em Inoã, e Maurício Antunes, no bairro do Boqueirão.

    O novo programa da Secretaria de Educação é voltado para toda a comunidade escolar em unidades de ensino, que recebem programação especial aos sábados com atividades culturais, como música, dança, canto, além das atividades sociais e esportivas com jogos e brincadeiras para o público infanto-juvenil.

    O secretário de Educação, Márcio Jardim, destacou a proposta como uma forma de maior aproximação da comunidade escolar.

    “A Escola Viva tem o objetivo de estabelecer um estreitamento entre a escola pública e a comunidade maricaense, além de demonstrar a unidade escolar como um espaço democrático”, explicou o secretário.

    Em fase de implementação, o programa envolve práticas sociais e culturais que englobam estudantes da rede pública municipal de Maricá e estadual e também de instituições privadas.

    A coordenadora do programa, Luciana Castro, ressaltou que as crianças já estão aproveitando o primeiro dia.

    “A recepção das crianças foi muito boa e estão interagindo, brincando e reconhecendo o que gostam em meio às atividades de capoeira, pipa, robótica, matemática e linguagem. É o ambiente escolar de uma forma um pouco diferente”, contou.

    Diretora da Escola Municipal Marisa Letícia, em Inoã, Lorimar Dornelas, acredita que a escola é um espaço de convivência para todos  e poder abrir as portas aos sábados é agregar ainda mais a comunidade escolar.

    “Abrir a escola sábado é uma oportunidade de interagir com a comunidade escolar. Sendo uma oportunidade para que as crianças possam aproveitar a escola como um espaço recreativo. A escola está recebendo crianças de outras unidades de ensino e do entorno para que elas possam aproveitar”, contou.

    Pais e alunos aproveitaram a manhã na escola

    Mãe do Miguel, de 9 anos, a moradora de Inoã, Ana Paula Calheiros, 44 anos, acredita que a atividade será excelente para o filho. “A escola tem que ser esse ambiente em que as crianças se sintam bem e poder trazê-lo no sábado, que normalmente é um dia ocioso, é algo muito legal. Ele já está participando da aula de capoeira, interagindo com os amigos e amou conhecer a robótica”, disse.

    Pai do aluno Daniel Júnior, de 8 anos, o funcionário público Daniel Nogueira, 35 anos, destacou que a escola passa a ter o papel de agente de transformação na vida dos alunos. “Esse programa ajudará a fortalecer o vínculo com a escola. É um ambiente totalmente diferente do dia a dia educacional, o que acaba gerando uma animação maior com as crianças, que relacionam a escola como também um local de lazer”, contou.

    Aluna do 6º ano da Escola Municipal Marisa Letícia, Ana Beatriz da Silva, 13 anos, participou da oficina de pipa e aprendeu um pouco mais sobre a confecção do brinquedo. “Estou adorando e é diferente de vir aqui para estudar. Aprendi a fazer pipa e tem muitos amigos também. Essa atividade é bem legal para todos nós”, disse.

    A aluna Joseane dos Anjos, 12 anos, contou que adorou a experiência de ir para escola se divertir. “Hoje vim para brincar, aprender outras coisas que eu não conhecia, como a capoeira e estou amando. É bem diferente vir para escola assim. Está todo mundo muito feliz e aproveitando bastante”, disse.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.