22.5 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioEducaçãoPrefeito Fabiano Horta recebe vencedoras do concurso de poesias

    Prefeito Fabiano Horta recebe vencedoras do concurso de poesias

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...
    Foto: Evelen Gouvêa

    O prefeito Fabiano Horta recebeu nesta quarta-feira (13/12) duas alunas da rede municipal de ensino que conquistaram o 1º e 2º lugares na categoria poesia na etapa estadual/regional do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. A iniciativa tem o objetivo de estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

    Após receber a comitiva da secretaria de Educação, composta por diretoras e professoras da Escola Municipal Amanda Peña de Azevedo Soares, em Ponta Negra, e do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, o prefeito Fabiano Horta ouviu atentamente a leitura das poesias escritas pelas jovens. “Importante que vocês cultivem essa dimensão da expressão poética como um valor da vida. Ao fazer isso, vocês ajudam a iluminar as nossas escolas e ajudam a cultivarmos valores importantes. Estou orgulhoso de vocês”, afirmou Horta.

    Aluna do 9º ano da Escola Amanda Peña de Azevedo Soares, em Ponta Negra, Beatriz Ferreira Barbosa conquistou o 1º lugar com o tema “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”. A estudante teve a instrução do professor Phelipe F. de Oliveira, que orientou os alunos do 8º e 9º ano que participaram do concurso.

    Mãe da Beatriz, Bruna Ferreira, de 35 anos, falou da emoção de ver sua filha conquistando o primeiro colocado no concurso. “Estou muito feliz e orgulhosa dela. Ela sempre foi uma excelente filha e eu estou muito agradecida”, comentou.

    A orientadora pedagógica da Escola Amanda Peña de Azevedo Soares, Jaqueline Vieira, mencionou sobre a conquista do prêmio no segundo ano consecutivo de participação no concurso. “No passado, nós ficamos em segundo lugar na categoria “Conto” e esse ano nós conseguimos aperfeiçoar o trabalho e, de fato, conquistamos nosso primeiro lugar em poesia. Então, a ideia é fazer com que isso cresça dentro da escola e que a gente desperte leitores e grandes escritores”, declarou.

    Com o tema “Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional”, Isabel Ferreira Boone Rufino, estudante do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, conquistou o 2º lugar. “Sempre fiquei procurando muito sobre o Ministério Público do Trabalho sobre o jovem aprendiz e entendendo como é que funcionava. Fiquei estudando um pouco sobre, olhando e rimando as palavras para terem coerência entre os versos”, contou a jovem que levou cerca de uma semana para finalizar a poesia.

    Troca de presentes

    Ao fim do encontro, o prefeito Fabiano Horta presentou as escolas com o livro “Beth Carvalho em Maricá: O Samba é aqui”, que está sendo lançado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A publicação aborda a sua entrada para o mundo do samba e passa por momentos curiosos da carreira da artista como, por exemplo, o fato de uma de suas músicas mais conhecidas, “Coisinha do Pai” ter sido usada para “acordar” o robô Sojourner, que fazia parte da missão Mars Pathfinder, criada pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) para explorar a superfície do planeta marte em 1997.

    Em troca, Horta recebeu um exemplar do livro de poemas “Entre Líneas”, publicado em português e espanhol e produzido por 60 alunos do CEPT Zilca Lopes da Fontoura. Por meio do Programa Interfronteiras, a unidade oferece ensino em tempo integral com ênfase na cultura e língua espanhola.

    Projeto MPT

    O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate à Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT.  Os vencedores ganharam como prêmio um celular smartphone e um tablet.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui