26.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáAssistência Social promove 7ª Conferência Municipal de Enfrentamento às drogas

    Assistência Social promove 7ª Conferência Municipal de Enfrentamento às drogas

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...
    Foto: Katito Carvalho

    Seminário aconteceu no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, e debateu políticas públicas direcionadas aos dependentes químicos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (19/12) a “7ª Conferência Municipal de Enfrentamento à Dependência Química e ao Uso abusivo de Álcool e outras drogas”. O encontro que aconteceu no Centro Educacional Municipal (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro, teve o objetivo de discutir e formular políticas públicas direcionadas aos dependentes químicos.

    Na programação, foram debatidos os temas Geração de Emprego e Renda; População AD e Luta Antimanicomial e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e População Infanto Juvenil. Ao fim, foram formados grupos dos eixos para a construção de propostas, leitura das propostas, atração cultural e eleição.

    O seminário reuniu integrantes do Conselho Municipal de Enfrentamento à Dependência Química e ao uso abusivo de Álcool e outras Drogas (Comad-Maricá), profissionais de psicologia e assistência social da rede municipal, autoridades municipais, vereadores e ex-usuários de drogas.

    Ampliação de equipamentos públicos para atender a demanda

    Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro, anunciou que vai ampliar as casas de acolhimento e a equipe de abordagem social. “Hoje temos duas Casas Abrigo: uma em Araçatiba e outra na Mumbuca, nas quais disponibilizamos um total de 20 vagas. Vamos abrir mais duas casas dessas: uma em Itaipuaçu e Inoã, ofertando mais 40 vagas. Além das Casas Abrigo, temos o Centro Pop onde oferecemos alimentação, café da manhã, almoço e jantar”, contou.

    A presidente do Comad, Thainá Real, falou sobre o trabalho do conselho em parceria com a Prefeitura no desenvolvimento de políticas públicas para este público. “Eu atuo e sempre atuei nessa militância, na questão da dependência química porque eu vivenciei isso na minha família e sei o quanto é difícil. A pessoa sozinha não consegue ter um tratamento digno, não consegue se autoajuda e precisa de ajuda”, afirmou Ribeiro.

    Ex-usuária de drogas, Daiana Rebeca, de 41 anos, contou que saiu da Venezuela e visitou outras cidades em outros estados, mas encontrou em Maricá a oportunidade para se livrar da dependência. “Conheci Maricá pela voz de uma pessoa que me falou que era a cidade mais próspera do estado. Eu tinha pedido em oração a Deus um lugar para ficar com meus filhos, porque venho de vários estados e queria um lugar que me acolhesse. E assim, mais na frente eu consegui sair da rua para morar em um aluguel e está sendo menos dolorida a situação da saída da Venezuela”, declarou.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui