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    Como dar e receber Feedback no ambiente empresarial

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    “O que o homem semear…isso também ceifará…”

    A despeito dessa máxima sagrada, muitas corporações insistem em valorizar com tanta ênfase a cultura do “manda quem pode e obedece quem tem juízo” que acabam por não abençoar os colaboradores com aquilo que os ajudarão a avaliar se a missão ou comportamento deles estão ou estiveram alinhados com as expectativas da empresa: o famoso feedback!

    E como não se bastasse esse sacrilégio corporativo, se por uma graça providencial alguém é premiado com um parecer a respeito dos seus resultados ou comportamento, ou seja, o agraciado recebe o feedback, tal milagre muitas vezes é realizado de forma inadequada, não produzindo os efeitos desejados para um ambiente corporativo, a saber: a melhoria dos processos de gestão e o desenvolvimento pessoal daquele que o fornece e especialmente daquele que o recebe.

    Como começar bem quando se fala em Feedback

    Um feedback bem feito é produzido primeiramente a partir de uma postura humanista, segue por uma intenção clara de profissionalismo e é sedimentada com ações de melhoria contínua. Parece (e é) difícil praticar um feedback despido de motivação e preconceitos pessoais, mas um gestor que não se especializa nessa “arte do retorno” corre o risco de repetir os mesmos erros e induzir outros a mesma sina fatídica.

    Vamos começar falando uma premissa básica que precisa ser praticada no ambiente corporativo: Quando se recebe uma ordem, orientação ou comando, a posição de comandado o obriga a suprir o seu comandante de informações a respeito do status da execução. Sim, acredite: Na maioria dos casos, seu gestor ficará satisfeito a medida que você o mantém informado sobre como vai andando a execução da tarefa. Esse feedback que parte do executor é fundamental para que o gestor avalie se o seu comando foi bem feito e para analisar o comprometimento e engajamento do comandado.

    E quanto ao comandante? Também vamos falar de outra premissa básica: A medida que se instrui, é importante acompanhar até o final o desenvolvimento das ações de cada membro da equipe e, se possível, fornecer novas instruções que favoreçam a boa execução da tarefa. Quando concluída a tarefa, chega-se o momento de fornecer ao seu liderado as ferramentas para melhoria contínua, apontando os pontos positivos e negativos, visando o progresso e desenvolvimento de todos os envolvidos e contribuindo para que se minimizem erros no futuro.

    E vamos lá para um ponto crucial: falar e ouvir a verdade é a tônica do feedback bem feito para livrar-se das dúvidas da mesma forma que água é fundamental para o corpo livrar-se da sede. Mas assim como a água fervente é rejeitada pelo ser mais sedento, também verdades proferidas de forma grosseira e maldosa apenas tendem a desanimar e a prostrar as almas sedentas.

    Um Feedback sobre o seu futuro Feedback

    Dessa forma, ao dar ou receber o feedback, mantenha os olhos e os ouvidos atentos a forma que emite ou recebe opiniões. Lembre-se que falar com alguém é como jogar uma bola. Você pode jogar com cuidado e precisão para que a outra pessoa possa pegá-la facilmente ou jogar de uma forma violenta, objetivando ferir ou impedir que o outro consiga segurar. Daí, pergunto: Como você tem passado a bola, ou seja, suas palavras, seu comando, seu feedback para o seu parceiro de trabalho? Não importa em que posição esteja em uma corporação, você sempre será um destaque positivo se fizer empenho para fornecer e solicitar feedback de forma humana e profissional!

    E para esse artigo ser prático e objetivo, que tal memorizar os cinco passos para eficácia de se emitir um feedback? Vamos lá:
    1 – Apurar os fatos reais e falar sobre eles, não sobre suposições;
    2 – Seja sempre educado, cortês e gentil no uso das palavras;
    3 – Seja objetivo quanto à questão a ser pontuada no momento;
    4 – Tire tempo para conhecer o máximo que puder a respeito da pessoa que você vai orientar;
    5 – Tenha paciência e humildade para ouvir e esteja atento a hora de parar de falar.

    E se você vai receber um feedback, dê atenção aos seguintes pontos:
    1 – Seja honesto consigo mesmo e com seu interlocutor. Não minta nem invente nada diferente da realidade;
    2 – Não se preocupe em dar desculpas sobre eventuais falhas. Admita seus erros;
    3 – Esteja aberto a receber o feedback;
    4 – Pergunte como pode melhorar;
    5 – Se estiver recebendo feedback positivo, como um elogio, procure buscar mais informações sobre como pode fazer para melhorar ainda mais e sempre agradeça os elogios de forma humilde.

    Enfim, faça do feedback em sua corporação um momento único de crescimento pessoal e corporativo e esteja pronto para experimentar o mais alto nível de potencial que um gestor pode experimentar.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Créditos da imagem: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay , localizada em https://pixabay.com/pt/illustrations/setas-flechas-gabarito-di%C3%A1logo-796134/

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    Altamir Lopes
    Altamir Lopeshttps://gazeta24horasrio.com.br/
    Graduado em Gestão de Negócios MBA em Gestão de Recursos Humanos Licenciado em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. Formação técnica em Desenho de propaganda, formado pelo SENAC RJ. Formação Profissional em Terapias Integrativas, com foco em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. Professor, Orientador Educacional e de Carreira, Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. Gestor de Negócios e de RH, credenciado pelo CRA-RJ. Terapeuta Integrativo credenciado pela ABRATH. Colunista nas áreas de Gestão, Arte, Educação e Saúde Integrativa. Escrevo artigos com temas relacionados com a Gestão, Arte, Educação e Saúde com foco reflexivo e buscando sempre bases confiáveis e reais.

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