22.9 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá vai ganhar campus de universidade federal em fazenda da Codemar

    Maricá vai ganhar campus de universidade federal em fazenda da Codemar

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...
    Foto: Leonardo Fonseca

    Maricá vai ganhar um campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) numa parceria da instituição com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A disponibilização de cursos técnicos e mestrados no município é o fruto de trabalho conjunto entre as duas instituições, que já colaboram com os projetos Inova Agroecologia Maricá e Farmacopeia Mari’ká.

    “O campus Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro será implantado na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, uma propriedade da Codemar onde já é desenvolvida pesquisa e cultivo de plantas medicinais no projeto Farmacopeia Mari’ká”, explicou o professor João Araújo, responsável pelo projeto.

    Na fazenda serão construídos pelo menos quatro laboratórios focados em fitoterápicos, inovação, insumo farmacêutico ativo e qualidade, além de salas de aula. O espaço receberá alunos de cursos de graduação técnicos e também de mestrado em agricultura orgânica.

    Farmacopeia Mari’ká

    A Fazenda Nossa Senhora do Amparo fica no bairro do Caju e conta com campos de cultivo, viveiro de mudas e estufas automatizadas onde são produzidas as plantas medicinais utilizadas pelo projeto Farmacopeia Mari’ká. O programa tem a missão de promover o uso de fitoterápicos na rede SUS de Maricá e também de abrir caminho para novos negócios na cidade, como fornecedora de insumos para a indústria farmacêutica e de cosméticos.

    Para produzir plantas medicinais, o cultivo precisa ser totalmente orgânico, sem uso de agrotóxicos e outras substâncias que poderiam contaminar o medicamento. A Fazenda Nossa Senhora do Amparo foi a primeira da cidade a conseguir a certificação orgânica.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui