28.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 4, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá apresenta diagnóstico técnico da rede de atendimento às políticas sobre drogas

    Maricá apresenta diagnóstico técnico da rede de atendimento às políticas sobre drogas

    Data:

    Últimas Notícias

    Passageira segue em estado grave após salto de ônibus durante assalto

    Greice do Nascimento, de 38 anos, continua internada em...

    PM apreende submetralhadora e prende dois em São João de Meriti

    Duas ações da Polícia Militar, realizadas nesta quinta-feira (3)...

    PM prende chefe do tráfico em Rio Bonito com armas e drogas

    A Polícia Militar prendeu, na noite desta quinta-feira (3),...

    Fortes chuvas fecham escolas em várias regiões do RJ

    As chuvas intensas que atingem o estado do Rio...
    Foto: Elsson Campos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Governo e da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas, apresentou nesta terça-feira (05/03) o Diagnóstico Técnico da Atual situação da Rede de Atendimento às políticas sobre drogas em Maricá (Diadroma) no Cine Henfil, no Centro. O programa, que é um instrumento utilizado para definir estratégias e promover ações focadas nas relações dos sujeitos e as substâncias psicoativas, promove a redução de danos e a conscientização, como tática de prevenção. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia.

    “A questão de álcool e das drogas não é um debate só da Segurança, ou só da Assistência, ou só da Saúde, é um debate do governo como um todo e precisamos encarar esse problema de frente. Por isso, tomamos a decisão de contratar esse plano para lançar o programa na cidade. Vamos estudar o perfil populacional e desenvolver uma técnica onde possamos minimizar os danos, onde possamos integrar os nossos equipamentos públicos e evoluir”, disse o secretário de Governo, João Maurício de Freitas.

    O Diadroma tem como objetivo diagnosticar a situação atual do município e dar as orientações e diretrizes para o planejamento das políticas públicas. Raphael de Andrade Pereira, responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas, comentou que o projeto é crucial para o município.

    “O programa de diagnóstico das políticas públicas sobre álcool e outras drogas de Maricá é crucial. Com o crescimento populacional, surgiu a necessidade de uma coordenadoria especializada no tema a fim de desenvolver estratégias eficazes para potencializar a rede de proteção e garantir os serviços. O objetivo da coordenadoria, através do diagnóstico, é compreender a realidade dos serviços e da rede de atenção psicossocial para utilizar medidas de prevenção e, assim, redução de danos, especialmente entre os jovens”, falou.

    O programa irá permitir que a gestão municipal acompanhe o processo de alinhamento das políticas públicas existentes sobre drogas e a análise dos resultados no tempo e no território, permitindo aferir a eficácia, eficiência e efetividade da execução e operacionalização dos programas e ações, visando a adoção de medidas de ajustes e melhorias nos processos atuais e nas intervenções futuras.

    Representante do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência, Rafaela Provensano, afirmou que essa política mitiga os danos sociais. “Passamos a ter a preocupação com o cuidado da pessoa usuária de álcool ou de drogas. O desdobramento desse programa foi a política de redução de danos, e isso é muito importante para a sociedade de Maricá”.

    O programa terá ações com o objetivo de mudanças culturais, abordando a prevenção do uso de álcool e outras drogas, utilizando prioritariamente o espaço escolar e outros equipamentos públicos para a construção de campanhas e debates sobre o tema.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui