23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáPolíticas Inclusivas de Maricá fará capacitação em braille

    Políticas Inclusivas de Maricá fará capacitação em braille

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, promoveu nesta quarta-feira (06/03) a primeira aula de capacitação em braille para professores, acadêmicos da área de educação e familiares de pessoas com deficiência visual. Os 15 alunos receberam, gratuitamente, apostila com todas as orientações e uma régua especial para uso durante o curso, que é aplicado em parceria com a ONG Contato.

    “Nosso trabalho é criar uma atmosfera possível para pessoa com deficiência ser bem recepcionada, tenha uma estrutura apropriada. Para que a sociedade possa conviver com a pessoa com deficiência. Então, esse curso é um passo, significa para nós, um avanço dentro desse universo que a gente tem, que é a nossa cidade, que precisa obviamente se preparar, se encontrar na questão da acessibilidade”, disse o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres.

    Com duração de 40h – sendo 30h presenciais e 10h de atividades -, a capacitação terá certificado digital de conclusão. O objetivo é divulgar o sistema de escrita tátil, transmitir conhecimentos básicos aos participantes, como técnicas de escrita e leitura, contribuindo, assim, para a melhoria do atendimento às pessoas com deficiência visual no processo de inclusão social.

    “Esse curso é muito importante para os profissionais pois vai capacitá-los para o futuro. É extremamente gratificante passar esse conhecimento para quem quer aprender”, falou o professor Silvan Lemos, que é cego.

    Para a aluna Luana Castro, de 31 anos, é uma oportunidade emocionante aprender essa escrita e, assim, atender melhor seus pacientes. “Eu tenho que conhecer diferentes maneiras de comunicação, é um trabalho contínuo de aperfeiçoamento. Estou bem esperançosa com as nossas aulas”, comentou a moradora de

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui