24.8 C
Maricá
quinta-feira, abril 10, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáTomógrafo do Hospital Conde Modesto Leal impacta a saúde pública de Maricá...

    Tomógrafo do Hospital Conde Modesto Leal impacta a saúde pública de Maricá com mais de 2.500 exames em um mês

    Data:

    Últimas Notícias

    Matrículas no ensino médio crescem após pandemia

    O número de matrículas no ensino médio cresceu em...

    Maricá leva seus encantos à maior feira da Serra do Rio

    A cidade de Maricá está marcando presença na 25ª...

    Discussão por latido termina em agressão em Niterói

    Uma discussão entre vizinhos em Icaraí, Niterói, terminou em...

    Seis presos por manipular jogos de futebol no Brasil

    Uma operação da Polícia Civil de Goiás, batizada de...

    Chuva volta a Maricá a partir desta quinta-feira (10)

    A partir desta quinta-feira (10/04), Maricá pode voltar a...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 2.523 tomografias entre os dias 23/02 e 31/03 no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, representando o impacto do equipamento em pouco mais de um mês de funcionamento. O aparelho é fundamental para analisar de forma detalhada o interior do corpo humano e possibilita diagnósticos médicos mais precisos, atendendo também a demanda das outras unidades de Urgência e Emergência da cidade, o que inclui a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu.

    O tomógrafo de última geração e tecnologia de ponta gera imagens fidedignas das estruturas corpóreas a partir da utilização de diversos feixes simultâneos de raio-x. O exame é realizado a partir de indicação clínica e pode contribuir também para identificar lesões, tumores, fraturas, assim como outras situações específicas de saúde que necessitam de atenção profissional.

    O número inicial ultrapassa a previsão mensal de realização de tomografias, que era de aproximadamente 2 mil exames, ressaltando a capacidade do equipamento de atender aumentos pontuais de demanda. Lembrando que os pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) seguirão realizando a tomografia em outros locais, com agendamento pela Central de Regulação do município.

    A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, destacou a importância do equipamento e seu papel para traçar diagnósticos de forma otimizada.

    “A instalação do tomógrafo no hospital promoveu um acolhimento melhor às demandas pelo exame, que passaram a ser realizados no interior da unidade. O equipamento é de última geração e contribui para observar diversas condições, sendo fundamental para o diagnóstico clínico. Dessa forma, a população conta com assistência mais qualificada, principalmente pelo tomógrafo também atender as outras unidades de urgência e emergência de livre procura ”, ressaltou.

    Avanços no Hospital Conde Modesto Leal

    O Hospital Municipal Conde Modesto Leal completou 87 anos em dezembro de 2023, fazendo parte da história e do cuidado da população maricaense há décadas. O espaço segue recebendo melhorias contínuas, que contribuem para qualificar ainda mais os atendimentos oferecidos e oferecer uma estrutura que atenda às novas demandas, principalmente decorrentes do crescimento populacional da cidade.

    No dia 15/12, foi entregue o Centro Materno da unidade hospitalar, nomeado Dr. Alberto Luiz Machado Borges (Dr. Albertinho). Esse espaço é o resultado das obras de adequação e ampliação estruturais, passando a contar com local exclusivo para emergências obstétricas e uma área ampliada, modernizada e totalmente equipada. No Centro Materno, serão oferecidos atendimentos humanizados às gestantes, puérperas e recém-nascidos.

    Em outra frente, o Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, localizado na unidade hospitalar, foi entregue em dezembro de 2022. O espaço é fundamental para a assistência das crianças de até 13 anos e realiza cerca de 3.300 atendimentos por mês no setor, que conta com uma estrutura de ponta em seus 460 m², incluindo consultórios, sala de hipodermia, leitos de enfermaria, isolamento, trauma, brinquedoteca e lactário. Cinco pediatras estão de prontidão diariamente para realizar os atendimentos necessários.

    Além disso, no hospital, há uma sala de apoio à mulher que amamenta, direcionado às colaboradoras que voltaram da licença maternidade e necessitam realizar a retirada do leite materno ou o aleitamento. O projeto nomeado “Gotas de Amor” tem o apoio da equipe da sala de coleta de leite materno do Centro Materno Infantil, que é vinculada ao banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, responsável pelas doações às Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) cadastradas.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui