27.3 C
Maricá
quarta-feira, abril 9, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáTradição marca comemorações de 210 anos de Maricá

    Tradição marca comemorações de 210 anos de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Matrículas no ensino médio crescem após pandemia

    O número de matrículas no ensino médio cresceu em...

    Maricá leva seus encantos à maior feira da Serra do Rio

    A cidade de Maricá está marcando presença na 25ª...

    Discussão por latido termina em agressão em Niterói

    Uma discussão entre vizinhos em Icaraí, Niterói, terminou em...

    Seis presos por manipular jogos de futebol no Brasil

    Uma operação da Polícia Civil de Goiás, batizada de...

    Chuva volta a Maricá a partir desta quinta-feira (10)

    A partir desta quinta-feira (10/04), Maricá pode voltar a...
    Foto: Elsson Campos

    A Prefeitura de Maricá teve a tradição como grande aliada para abrir as comemorações no dia em que foram comemorados 210 anos de emancipação político-administrativa do município. A primeira ação do dia teve início às 09h, com a Missa Solene. O evento já é tradicional e emociona os participantes todos os anos.

    O momento religioso aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, em comemoração aos 210 anos da cidade. O ato litúrgico foi ministrado pelo Pe. Wellington Dahan dos Santos, que rogou bênçãos sobre a cidade. Vale lembrar que o templo católico foi um dos fatores responsáveis por fazer com que o núcleo urbano se deslocasse para a região do Centro no século 19 – a construção da igreja começou no final do século 18.

    No início da noite, a quadra do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, recebeu a Sessão Solene, promovida pela Câmara de Vereadores de Maricá. Durante o evento, foram entregues títulos de Cidadão Maricaense e de Honra ao Mérito concedidos pelos vereadores e, também, pelo prefeito Fabiano Horta.

    Secretários municipais e presidentes de autarquia, além da primeira-dama Rosana Horta, foram agraciados com homenagens.

    “A cidade vive, hoje, um momento muito especial. Hoje refleti sobre o que a gente comemora. Uma data vazia, simbólica, que só marca o tempo? Não. Maricá comemora um senso histórico para além disso. Comemoramos a afirmação de uma cidade que se autoafirma construindo um conjunto de valores e políticas públicas que inspira a si próprio e tem inspirado diversas cidades do Rio e do Brasil. Maricá hoje comemora um valor central: a construção da utopia e dos direitos que fazem a vida das pessoas serem felizes”, disse o prefeito Fabiano Horta.

    O chefe do Executivo apontou conquistas dos últimos anos que são destaque e atraem olhares de diversos locais do mundo. “Comemoramos, hoje, a garantia do direito de ir e vir afirmando a tarifa zero como um valor contemporâneo, um direito social apossado pela cidade; um avassalador processo de urbanização, que trouxe senso de pertencimento; um altruísmo permanente de que a renda é um valor contemporâneo a ser provido a todas as pessoas com a afirmação da Renda Básica de Cidadania”, elencou.

    “Maricá comemora hoje a potência afirmada de um município que constrói e induz o seu tecido econômico; a concreta disputa do imaginário dos jovens de Maricá com o seu futuro, que olham para sua perspectiva existencial e tem a clareza de que a ele será ofertada a possibilidade de fazer um curso técnico ou universitário pelo Passaporte; celebramos hoje a afirmação da cidade dos direitos e partilhamos esse conjunto histórico olhando para o futuro e seus desafios com a clareza de que é possível construir justiça social e transformação da vida das pessoas gerando na cidade a felicidade como um valor”, completou o prefeito.

    Receberam títulos de Cidadão Maricaense os presidentes da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Jorge Heleno da Silva Pinto, e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Hamilton Lacerda, concedidos pelos vereadores André Casquinha, Dr. Richard e Hadesh, respectivamente.

    Já o secretário de Ordem Pública, Julio Veras, o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, e a primeira-dama, Rosana Horta, receberam títulos de Honra ao Mérito concedidos por Dr. Richard, Aldair de Linda e Julio Carolino, respectivamente.

    Outras personalidades também foram agraciadas com homenagens, como o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves e o ministro da Previdência Social Carlos Lupi (Cidadão Maricaense), além do delegado titular da 82° DP – Maricá Bruno Gilaberte e do comandante da 6° CIA / 12° BPM, Major Yeddo Abreu (Honra ao Mérito).

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui