27.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáProcon Mirim forma 102 alunos de escola no Retiro

    Procon Mirim forma 102 alunos de escola no Retiro

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...
    Foto: Elsson Campos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, promoveu nesta quarta-feira (12/06) a formatura de mais uma turma do projeto Procon Mirim, cujo público-alvo são alunos das escolas da rede de ensino municipal. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Alcebíades Afonso Viana Filho, no Retiro, onde 102 estudantes do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental receberam seus diplomas de ‘Consumidor do Futuro’, depois de aprenderem sobre tópicos como educação financeira, cuidados na compra de produtos, direitos do consumidor e fiscalização.

    A formatura contou com a presença dos pais dos alunos, que têm idades entre 5 e 12 anos. Entre eles, estava Anna Beatriz Pacheco Rodrigues, de 8 anos, aluna do 2º ano. A mãe dela, Suelen Pacheco, contou que a pequena já pratica em casa o que aprendeu.

    “Ela passou a observar a validade do que a gente compra, sempre me pergunta, além da noção de que é preciso poupar dinheiro. Ela absorveu bastante as aulas do curso e creio que muitas outras crianças vão levar essas lições para a vida também”, avaliou a autônoma de 31 anos.

    Já a diretora da unidade, Gérica de Matos, revelou que as crianças de fato estão mais atentas aos detalhes do que consomem, mesmo dentro da escola, e que o conteúdo é cobrado em sala de aula. “Até a caixinha do suco que tem no lanche eles observam agora. É muito gratificante observar como eles aprenderam e entenderam a importância disso”, afirmou.

    De acordo com a coordenadora do Procon Mirim, Jássica Navega, a meta da Secretaria de Defesa do Consumidor é chegar a todas as escolas da rede municipal até o fim do ano, incluindo turmas de educação de jovens e adultos. Segundo ela, cerca de 2 mil alunos foram diplomados pelo projeto em 2023, e que o órgão pretende dobrar essa meta neste ano.

    “O retorno do curso é sempre muito positivo. Sempre encontro alunos nas ruas que me falam que estão de olho na validade, na embalagem na hora de comprar e em outras coisas. A criança é sempre multiplicadora do que aprende, e leva o que aprende para toda a família”, ressaltou Jássica.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui