27.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioEducaçãoParceria com a UFF prevê novo campus de Engenharia em Maricá

    Parceria com a UFF prevê novo campus de Engenharia em Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...
    Protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito Fabiano Horta e pelo reitor Antônio Cláudio Lucas da Nobrega

    A Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmaram, nesta quinta-feira (22/08), um protocolo de intenções com o objetivo de instalar, na cidade, um campus da Escola de Engenharia da instituição. A assinatura do documento aconteceu no gabinete do prefeito Fabiano Horta e visa, também, desenvolver atividades acadêmicas relacionadas com o ensino, a pesquisa e extensão, focados em tecnologia, energia, sustentabilidade e bioeconomia.

    Nesse primeiro momento, um grupo de trabalho com integrantes da universidade e do município já foi criado a fim de que seja construído o plano de ação. Segundo o prefeito Fabiano Horta, a partir da assinatura do protocolo de intenções será realizada uma interlocução com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para a instalação do campus.

    “Queremos, com a maior brevidade do tempo, ter um campus de engenharia da UFF aqui em Maricá. Isso é um ganho concreto para o município e, a partir de hoje, o start administrativo foi dado. A partir disso, vamos construir esse saber universitário cada vez mais perto do território. A universidade não é um território isolado, faz parte da construção e da vida das cidades e, quanto mais incorporada ao território ela estiver, mais vai poder fazer com que os saberes contribuam para solução dos problemas da cidade”, afirmou o prefeito.

    O professor Antônio Cláudio Lucas da Nobrega ressaltou que a instituição busca estar mais próxima das cidades justamente para contribuir com soluções para os problemas das cidades. “A UFF tem por missão cooperar com o poder público no desenvolvimento de soluções para a sociedade, essa é a nossa missão. Com Maricá, que é exemplo em tantas políticas públicas, estamos aqui dando um passo mais à frente nessa relação através da escola de engenharia como vetor”, disse o reitor.

    Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Formação, Victor Silveira, o objetivo do protocolo de intenções assinado vai ao encontro da ideia de transformar Maricá em uma cidade universitária. “Certamente, dentro de pouco tempo, nós teremos o início das instalações da UFF em Maricá, com cursos de graduação – em um primeiro momento, na área de engenharia. Já com o Passaporte Universitário, iniciamos o movimento de tornar Maricá em uma cidade universitária. Agora, com a universidade pública isso se ratifica”, analisa.

    A partir da assinatura, em até 20 dias, deve ser publicado no Boletim de Serviço da UFF e no Jornal Oficial de Maricá o extrato do protocolo de intenções. Vale lembrar que o município e a instituição já possuem parcerias em áreas específicas. Uma delas é com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para a implementação de uma série de projetos na área do saneamento básico.

    As iniciativas envolvem a instalação do Centro de Pesquisas em Saneamento e Estudos Oceanográficos (Aequor), a despoluição da Lagoa de Maricá (Lagoa Viva), o Programa de Cursos de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos (Patec), a balneabilidade das praias internas do ecossistema lagunar e o controle da qualidade de água dos poços artesianos da cidade.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui