24.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioEconomiaMEIs crescem 127% em Maricá em apenas 12 Meses

    MEIs crescem 127% em Maricá em apenas 12 Meses

    Data:

    Últimas Notícias

    Mutirão do Procon de Maricá ajuda moradores a negociar dívidas com a Enel

    Crédito da foto: Elsson Campos. Nesta sexta (11), a Prefeitura...

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Um levantamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá (Sepof) revelou que o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no município chegou a 31.100 em junho de 2024, um aumento de 127% em comparação ao mesmo período de 2023, quando havia 13.667 MEIs registrados. As principais atividades econômicas desenvolvidas incluem manicure, pedicure, alvenaria, fornecimento de alimentos, transportes e comércios varejistas.

    O crescimento expressivo é atribuído a políticas públicas locais, como o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), focado na formalização e proteção social dos MEIs, e o programa Avança Maricá, que oferece capacitação em parceria com o Sebrae. Essas iniciativas têm garantido benefícios sociais aos microempreendedores, como aposentadoria, auxílio-doença e maternidade, além de incentivos diretos como o Benefício de Estímulo à Produção (BEP).

    Maricá já se destacou nacionalmente pelo aumento no número de MEIs, sendo a cidade com maior crescimento percentual entre 2022 e 2023, segundo dados do Ministério da Fazenda. Esse apoio institucional tem fortalecido pequenos negócios, como o de Guenson Etienne, comerciante beneficiado pelo PPT, que relatou aumento nas vendas e a facilidade de receber pagamentos em Moeda Social Mumbuca.

    Outros empreendedores, como Cintia Nunes, que atua como cuidadora de animais, também destacam a importância do PPT. O programa tem permitido a compra de insumos essenciais para seu trabalho, além de proporcionar mais segurança financeira para a continuidade de seus negócios.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui