Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Maricá amplia merenda com alimentos sem glúten e incentivo agrícola local

Foto: Elsson Campos.

A Prefeitura de Maricá está promovendo uma alimentação mais saudável nas escolas municipais e no Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, ao incluir alimentos sem glúten em suas refeições. Por meio de uma parceria com o Empório I Piatti, em Ubatiba, e a associação de agricultores do Caju, o aipim produzido localmente é transformado em farinha para a produção de massas de alto valor proteico.

Foto: Elsson Campos.

Essa faz parte do Programa Bem-Viver Alimentar, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), com apoio das secretarias de Educação, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Pecuário. Antes de serem oficialmente integrados à merenda escolar, os alimentos repassados ​​por avaliações práticas: 18 escolas entregues panquecas feitas com farinha de aipim e taioba, recheadas com frango, que foram bem aceitas pelos estudantes.

Alimentos de qualidade e oficinas educativas

O Empório I Piatti também fornece mensalmente nhoques de aipim ao Restaurante Municipal. “Estamos produzindo até três toneladas de farinha funcional de aipim e massa com alto teor proteico, além de trabalhar diretamente com a agricultura familiar, o que é muito gratificante”, destacou Suzi Clementino, proprietária do Empório I Piatti.

Além disso, oficinas de produção de biscoitos sem glúten foram realizadas com alunos de escolas como Brasilina Coutinho, Benvindo Taques Horta e Romilda dos Santos, incentivando hábitos alimentares mais saudáveis ​​e a valorização da alimentação local.

Qualidade certificada e impacto positivo

Em 2023, 18 produtos do Empório I Piatti receberam o Selo de Inspeção Municipal (SIM), garantindo a qualidade dos alimentos fornecidos. Entre os itens estão nhoques, talharins, espaguetes, biscoitos, pães e farinhas funcionais, todos feitos com ingredientes como aipim, feijão guandu, taioba e batata doce.

Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, destacou a importância do projeto: “Além de melhorar a alimentação, o programa fortalece a agricultura familiar, permitindo que esses produtores mantenham suas vendas e contribuam para uma sociedade mais saudável e equilibrada.”

Com essa iniciativa, Maricá reafirma seu compromisso com a saúde pública, a educação alimentar e o desenvolvimento econômico local.

Sair da versão mobile