Moradores da Comunidade da Estação relatam uma crescente movimentação criminosa na região, onde integrantes de uma facção do centro de Maricá tentam estabelecer o tráfico de drogas. De acordo com os relatos, criminosos estão implantando barricadas para dificultar a ação da polícia.
Localizada no bairro de Ponta Negra, entre a RJ-118 (Estrada de Ponta Negra) e a RJ-102 (Antiga Estrada de Jaconé), a região é um dos principais acessos às praias e ao futuro Porto de Jaconé, tornando a situação ainda mais delicada.
A resposta da Polícia Militar
Em resposta aos questionamentos sobre a segurança na região, a PM declarou que “de acordo com o comando do 12° BPM (Niterói), na região de Maricá, há patrulhamento ostensivo e abordagem para a preservação da ordem pública e diminuição dos índices de criminalidade. Reforçamos ainda a importância do acionamento de nossas equipes diante de situações flagrantes via App 190 RJ e Central 190, assim como dos registros em delegacia, que são de extrema importância para a condução dos procedimentos investigativos.”
Outras áreas também em alerta
O temor também se espalha por outras regiões do município. No bairro Vale da Figueira, moradores relataram a presença de homens armados supostamente ligados a uma facção atuante em Inoã, outro bairro de Maricá.
Diante desse cenário, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, reafirmou seu compromisso de impedir o domínio armado do território. Para isso, promete agir com maior rigor e buscar apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, visando evitar que Maricá siga o mesmo destino de regiões afetadas pelo crime organizado, como a Capital, Baixada Fluminense e Região Metropolitana.