22.4 C
Maricá
terça-feira, abril 29, 2025
More
    InícioDestaque NewsMaricá promove programação especial no Dia Internacional da Mulher

    Maricá promove programação especial no Dia Internacional da Mulher

    Data:

    Últimas Notícias

    Governo Federal amplia Programa Celular Seguro com alertas via WhatsApp

    O Governo Federal anunciou a ampliação do Programa Celular...

    5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente entra na fase final de preparação

    A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA),...

    GMAP acolhe vítima de violência doméstica e garante proteção em Maricá

    Agentes do Grupamento Maria da Penha (GMAP), ligados à...

    Foragido por estupro é preso pela PM durante patrulha em Maricá

    Na madrugada deste domingo (27), policiais do programa Bairro...

    Maricá lança Projeto Arranque para fortalecer a pesca artesanal

    A Prefeitura de Maricá deu um passo importante para...

    Passeio ao Planetário de Maricá, palestras sobre empoderamento feminino e marcha de mobilização social fizeram parte das atividades do dia festivo

    A secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, promoveu uma extensa programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no sábado (08/03). Com o tema “Celebrando as Potências Femininas”, o evento teve o objetivo de destacar a importância das mulheres na sociedade, promovendo reflexões sobre igualdade de gênero, empoderamento e direitos femininos.

    As atividades começaram logo pela manhã no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, onde foram realizados debates e palestras sobre o papel da mulher na sociedade, os desafios enfrentados e os avanços conquistados.

    A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos, destacou que a data marca a luta pelos direitos conquistados pelas mulheres. “Ao longo dos anos, viemos lutando por muitos direitos nossos, tais como igualdade de gênero, por enfrentamento à violência doméstica, pelo empoderamento feminino. Então, é importante não só celebrar as conquistas que tivemos ao longo dos anos, como precisamos nos unir cada vez mais para que consigamos alcançar todos os direitos que nos pertencem”, afirmou.

    Superação feminina

    Uma das convidadas, Benedita da Taboa, levou peças como tapetes, sandálias, bolsas e cestos, feitas de taboa (planta aquática muito encontrada em Maricá que vira artesanato sustentável e fonte de renda para muitas famílias). Em sua fala, ela contou como começou a produzir as peças.

    “Comecei a trabalhar com meus pais na roça e ir para o brejo, com água na cintura, para tirar a palha, essa taboa que está aqui. Com 20 anos eu tive meu primeiro filho. Na época eu era muito pobre e nunca tinha ido à escola. Então, pedi a Deus que me desse sabedoria para começar a fazer outras coisas. Deus foi abrindo minha mente e daquelas tranças, comecei a fazer rodinha e hoje faço tudo isso aí”, comentou.

    Também convidada, a escritora maricaense Maria Luizete apresentou “As sete vidas de Lisa”, um de seus sete livros escritos entre contos, romances, lendas urbanas, histórias sobre a cidade e empoderamento feminino.

    “No momento em que nos foi dada a oportunidade de estudar, a mulher deslanchou e está ocupando seus espaços. Não em competição com o homem, mas lutando para ter uma igualdade, que nem isso a conquistamos ainda. Esse evento aqui é uma pedrinha na construção do poder da mulher através da cultura e da educação, sem perder o carinho e o amor. Então, este é um evento em que eu vou demonstrar meu amor pela mulher”, contou emocionada.

    Planetário de Maricá

    À tarde, a programação seguiu com um passeio para o Planetário de Maricá, proporcionando um momento de lazer e conhecimento. Raíssa Brito, de 33 anos, foi uma das interessadas em conhecer o espaço, que fica no bairro de Itaipuaçu.

    “É maravilhoso. Eu já queria conhecer o planetário, mas nunca conseguia vir. Quando surgiu a oportunidade, eu pensei: é agora! Estou achando uma experiência maravilhosa. Estamos só começando o passeio e estou deslumbrada”, disse a corretora de imóveis que estava acompanhada de sua filha Diana Brito, de 7 anos.

    Adriane Cristina Melo, de 54 anos, agradeceu a oportunidade ofertada pela Prefeitura em poder consumir cultura dentro do próprio município de forma gratuita. “Não conhecia o planetário e achei muito interessante o fato da Prefeitura se preocupar com a população para se inteirar dos assuntos da cidade. Ficamos somente no cotidiano casa-trabalho e esquecemos que têm outras coisas bonitas para ver. É um privilégio estarmos aqui, principalmente nesse dia de hoje. Precisamos nos permitir a ver o outro lado da vida de uma forma romântica e bonita”, contou a esteticista.

    Após a visita ao Planetário de Maricá, o grupo seguiu em direção à marcha com o coletivo 8M na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, reforçando a importância da mobilização social e do engajamento na luta pelos direitos das mulheres. O evento gratuito foi aberto a todas as pessoas interessadas em participar desse movimento de conscientização e valorização da mulher.

     

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui