O Banco Mumbuca divulgou nesta terça-feira (16) um alerta oficial à população de Maricá após o surgimento de novas tentativas de fraude envolvendo o Cartão Mumbuca, utilizado no programa de moeda social do município.
De acordo com a instituição, golpistas estão se passando por funcionários do banco para enganar beneficiários com promessas de empréstimos falsos. Como parte do golpe, os estelionatários exigem que as vítimas entreguem o cartão social, sob o pretexto de liberar o suposto valor do crédito.
O Banco Mumbuca reforça que nenhum colaborador está autorizado a solicitar o cartão, senhas ou qualquer dado pessoal dos usuários. A prática não condiz com os procedimentos adotados pela instituição.
Orientações à população
O banco orienta que, em hipótese alguma, o beneficiário forneça seu cartão ou informações pessoais. Caso receba qualquer abordagem suspeita, o cidadão deve:
-
Recusar a entrega de dados ou documentos;
-
Dirigir-se imediatamente a uma agência para bloquear o cartão;
-
Solicitar a emissão de uma segunda via, se necessário.
A instituição também reforça a importância de utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para esclarecer dúvidas e registrar denúncias.
Proteção aos beneficiários
O Banco Mumbuca informa que está tomando medidas para garantir a segurança dos beneficiários e pede atenção redobrada da população diante do aumento das tentativas de fraude.
Em caso de suspeita, denuncie. Golpe é crime.