22.1 C
Maricá
quinta-feira, maio 1, 2025
More
    InícioCaso de PolíciaHomem é preso por maus-tratos após congelar cães em freezer em Arraial...

    Homem é preso por maus-tratos após congelar cães em freezer em Arraial do Cabo

    Data:

    Últimas Notícias

    Desemprego recua para 7% e atinge menor nível desde 2012

    A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7%...

    Casa da Mulher terá plantão 24h em feriados e fins de semana

    Maricá anunciou que a Casa da Mulher passará a...

    Relacionamentos em Períodos de Crise Financeira

    Passar por uma crise financeira é desafiador por si...

    Mulher é encontrada morta na Baía de Guanabara

    O corpo de uma mulher foi encontrado boiando na...

    EUA justificam bloqueio de ajuda humanitária por Israel em Gaza

    Durante audiência na Corte Internacional de Justiça (CIJ), nesta...

    Uma operação da Polícia Civil, em parceria com a Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo (SEMAS), resultou na prisão em flagrante de um homem acusado de crimes de maus-tratos contra animais. A ação, batizada de Operação Liberandum, foi realizada na manhã desta terça-feira (29), no bairro Canaã, após denúncias anônimas sobre uma residência em condições alarmantes.

    Coordenada pelo delegado Renato Perez, titular da 132ª Delegacia, a operação cumpriu mandado de busca e apreensão em uma casa na Rua Pedro Álvares Cabral. No local, os agentes encontraram cães e gatos vivendo em ambiente insalubre, cercados por fezes e restos de comida em decomposição. Durante a vistoria, os policiais localizaram um freezer contendo sacos plásticos com corpos de cães adultos e filhotes congelados.

    Além disso, quatro gatos foram encontrados trancados em um banheiro, cercados por sujeira e alimentos estragados. Substâncias semelhantes a anestésicos de uso odontológico também foram apreendidas, levantando suspeitas sobre outras possíveis infrações.

    Segundo a Polícia Civil, o suspeito atuava como médico cardiologista em um posto de saúde no bairro Sobradinho, em Araruama. Ele foi preso em casa, pouco antes de sair para o trabalho, e permanece detido à disposição da Justiça.

    Durante a ação, onze animais foram resgatados com vida | Foto: Divulgação

    Ao todo, onze animais foram resgatados com vida — seis cães e cinco gatos — e encaminhados para atendimento veterinário. A perícia técnica foi acionada e a residência interditada para investigação.

    A ação contou com apoio da equipe de fiscalização da SEMAS, sob coordenação do secretário Pedro Henrique Corrêa, do veterinário Vinicius Fenizola, do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM), além do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), vinculado à Secretaria de Segurança Pública.

    De acordo com a Lei nº 14.064/2020, maus-tratos a cães e gatos são puníveis com reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

    A Prefeitura de Arraial do Cabo reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas, de forma anônima, pelo WhatsApp (22) 99936-1255, disponível 24 horas. Também é possível procurar a delegacia mais próxima ou entrar em contato com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

    A Polícia Civil segue investigando o caso e destaca a importância do apoio da população para coibir crimes contra os animais.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui