21.4 C
Maricá
terça-feira, maio 20, 2025
More
    InícioDestaque NewsCampanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    Data:

    Últimas Notícias

    Elba Ramalho encerra etapa inicial dos shows pelos 211 anos de Maricá

    A cantora Elba Ramalho foi a atração principal do...

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma ação especial em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A programação ocorreu no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, com atividades voltadas à saúde neonatal e ao incentivo ao aleitamento materno.

    A mobilização incluiu a aplicação da vacina BCG, que previne a tuberculose, além da triagem neonatal em recém-nascidos. Também foram promovidos debates e palestras sobre os benefícios do leite materno para o desenvolvimento saudável das crianças.

    A nutricionista Jaqueline Gomes conduziu uma palestra sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida. Em seguida, a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou o papel da doação de leite materno para bebês prematuros, especialmente os internados em UTIs neonatais.

    O secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, destacou o compromisso da gestão com o incentivo à amamentação. “Promover o aleitamento materno é uma das nossas prioridades. Essa prática garante nutrientes essenciais aos bebês e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. A doação de leite humano salva vidas e deve ser estimulada”, afirmou.

    Segundo Jaqueline Gomes, o leite materno protege os recém-nascidos contra infecções, auxilia no desenvolvimento físico e emocional e ainda contribui para a saúde da mulher. “Além de alimentar, a amamentação promove vínculo e reduz riscos de doenças como câncer de útero e ovário. O ideal é o aleitamento exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos ou mais”, explicou.

    Sala de apoio à amamentação

    Maricá conta com uma sala de coleta de leite humano no Centro Materno Infantil. O material doado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói, e beneficia bebês internados em UTIs neonatais, principalmente prematuros e recém-nascidos de baixo peso.

    A coleta é feita mediante agendamento pelo WhatsApp (21) 2637-3395. O local também oferece orientações para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou produção insuficiente de leite.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.