A Prefeitura de Maricá apresenta, a partir do próximo domingo (25/05), às 17h, a exposição “Casa das Utopias”, no Mercado das Artes, no Centro. O evento integra as comemorações pelos 211 anos da cidade e marca a primeira exibição pública dos 10 projetos inéditos de Oscar Niemeyer adquiridos pelo município.
Entre os projetos expostos estão o Monumento à Paz, Teatro Ballet de Cuba, Estádio João Saldanha, Hotel Maricá, Museu de Arte de Maricá (MAR), Centro Administrativo, Centro de Convenções, Memorial João Goulart, Quiosque-Orla Maricá e Teatro Municipal. Com a iniciativa, Maricá se tornará a segunda cidade com o maior número de obras do arquiteto no mundo.
A mostra terá duração de 30 dias e contará com cinco ambientes interativos, incluindo uma linha do tempo sobre a história de Maricá, lounge de convivência, estação fotográfica e programações externas na Praça Orlando de Barros Pimentel.
Tecnologia e interatividade
Um dos destaques da exposição será a instalação de “cápsulas do tempo” com inteligência artificial (IA). As estruturas, em formato de portas, exibirão personagens virtuais treinados para interagir com o público e responder perguntas sobre temas ligados ao desenvolvimento local.
Esses personagens simbolizam o conceito de Economia das Pessoas, defendido pelo prefeito Washington Quaquá, e abordarão ações ligadas ao empreendedorismo e ao cooperativismo.
Os visitantes que participarem das ativações receberão chaveiros personalizados com frases que representam os novos rumos da cidade.
Espaço Amar e soberania alimentar
Durante o evento, será lançado oficialmente o Espaço Amar, um estande temático da nova empresa pública Companhia Alimentos de Maricá (Amar), que substituirá a Maricá Biotec. A proposta é divulgar produtos locais e promover ações de educação agroecológica.
O estande contará com horta comunitária, estação sensorial com sementes e aromas, e o Jogo da Memória Agroecológica. Quem participar ganhará brindes, como papéis-semente, reforçando a proposta de valorização da agricultura local e da soberania alimentar.
A “Casa das Utopias” é uma realização das secretarias de Comunicação Social; Promoção de Eventos; e Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno. A entrada é gratuita.