Maricá recebe nesta sexta-feira (23/05), a partir das 18h, no Cine Henfil, a edição local do projeto Caravanas Euclidianas, que promove reflexões sobre a atualidade a partir da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. A atividade inclui a exibição gratuita do filme “A Paz é Dourada”, que mistura ficção e documentário para abordar a vida e o pensamento do autor.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio do prefeito Washington Quaquá e do secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin.
Criado em 2002, o projeto é uma iniciativa do Núcleo de Extensão da UFRJ em parceria com a produtora Imagine Filmes. Conta ainda com o apoio da Academia Brasileira de Letras e iniciou sua turnê estadual em março. Já passou pela UNIRIO e pelas cidades de Duque de Caxias e Paty do Alferes.
Com o tema “Se Euclides da Cunha estivesse aqui hoje… o que ele veria?”, o projeto busca incentivar o debate sobre questões sociais contemporâneas a partir da perspectiva crítica do autor, considerado um dos grandes nomes da literatura e do pensamento brasileiro.
Exibição do filme “A Paz é Dourada”
Lançado em 2008, o filme “A Paz é Dourada”, dirigido por Noilton Nunes, apresenta uma narrativa híbrida entre documentário e ficção. A produção narra tanto a trajetória de Euclides da Cunha quanto os bastidores da realização do próprio filme, iniciado em 1986 e interrompido com a extinção da Embrafilme, estatal que apoiava o cinema nacional até os anos 1990.
O elenco conta com nomes como Grande Otelo, Ítala Nandi e Ana Maria Magalhães. A obra convida o público a revisitar os ideais de Euclides da Cunha e refletir sobre como eles dialogam com os desafios do Brasil atual.
A entrada é gratuita e aberta ao público.
Local: Cine Henfil – Centro de Maricá
Data e horário: Sexta-feira, 23 de maio, às 18h