Menu

Imagem da notícia Foto: Thamyris Mello

Maricá inaugura sede do Comitê de Defesa dos Bairros para ampliar participação popular

Estrutura no Centro servirá para organizar, acompanhar e encaminhar solicitações da população às secretarias municipais.

Atualizado há 15 dias

A Secretaria de Juventude e Participação Popular de Maricá, em parceria com o Instituto de Capacitação Social e Profissional (ICASOP), inaugurou a sede administrativa do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) nesta quinta-feira (28/05), no Centro da cidade. O espaço será utilizado para organizar, acompanhar e encaminhar as demandas apresentadas pelos moradores durante as ações desenvolvidas nos bairros.

O Comitê funciona como um canal permanente de diálogo entre a população e a administração municipal. A iniciativa permite o registro e o acompanhamento de solicitações relacionadas a áreas como saneamento básico, iluminação pública, saúde, segurança e infraestrutura urbana.

Foto: Thamyris Mello
Foto: Thamyris Mello

Segundo a secretária de Juventude e Participação Popular, Andressa Santos, o projeto tem papel estratégico na aproximação entre governo e comunidade: “Esse projeto terá uma atuação fundamental na integração entre o governo e a população. O Comitê insere os nossos agentes nas ruas, conversando com as famílias e trabalhando no mapeamento e tratamento de dados para captarmos e atendermos as demandas dos moradores”.

Os agentes territoriais serão responsáveis por visitar os bairros, ouvir os moradores, identificar as principais necessidades locais e acompanhar os encaminhamentos junto às secretarias competentes.

Para o subsecretário de Gestão de Governo, Ricardo Silva, a iniciativa contribui para aprimorar o direcionamento das políticas públicas: “O Comitê de Defesa dos Bairros fortalece a participação popular. Por meio dos agentes, que estarão em contato direto com a população, será possível ouvir as demandas e direcionar melhor as políticas públicas, acompanhando cada situação com responsabilidade e proximidade”.

Coordenador de bairro do projeto, Ygor Silva explicou que o trabalho será realizado diretamente nas comunidades: “Os agentes vão de casa em casa ouvir as demandas para entender o que cada bairro precisa, seja na área de saneamento, segurança, iluminação, saúde ou outras necessidades. A ideia é avaliar essas informações e buscar soluções para melhorar a vida da população”.

Foto do Jornalista

Rayza Espírito Santo

Redatora, repórter de editorias diversas, social media e fotojornalista.

Comentários (0)

Veja também

Mais

lidas
  1. 1
    Homem é preso após agredir idosa para roubar cerveja em Nova Iguaçu
  2. 2
    Carro usado no sequestro de jovem em Itaipu é encontrado carbonizado em
  3. 3
    Corpo de idoso desaparecido em Maricá é encontrado na Estrada da Restinga
  4. 4
    Denúncia expõe trama política e familiar contra Paulo Melo
  5. 5
    Maricá intensifica ações de prevenção e alerta sobre a escabiose
Mais do Gazeta